A importância da prática de esportes para as crianças

Nunca se falou tanto em saúde e qualidade de vida quanto estamos falando neste século. A vida moderna nos trouxe inúmeros benefícios, mas também nos acarretou uma série de problemas que antes não tínhamos. Há uns vinte anos, pouquíssimas mães precisavam se preocupar com a freqüência com que seus filhos praticavam atividades físicas, pois brincar na rua, jogar bola e correr faziam parte da rotina diária de toda criança.

Hoje, com o computador, a internet e os videogames, essa realidade mudou. Fazer com as crianças se movimentem muitas vezes é uma grande preocupação para os pais. E o seu filho? De que forma ele se movimenta? Que tipos de atividades físicas você o proporciona? Com que regularidade? Você sabe qual a importância da pratica esportiva no desenvolvimento da criança? Veja a seguir alguns benefícios reais que o esporte pode trazer pra vida do seu filho.

A importância da prática de esportes para as crianças

crianca-esporte03

Combate o sedentarismo

A prática esportiva é uma maneira interessante de a criança se movimentar de maneira divertida e recreativa. É importante que os pais respeitem a opinião dos seus filhos e os deixem escolher a modalidade esportiva que mais agrada. Dessa maneira, praticar esportes será algo prazeroso e estimulante, uma forma eficaz para o combate do sedentarismo infantil.

Responsabilidade e disciplina

O ideal é que a atividade física seja praticada no mínimo por 30 minutos todos os dias. No entanto, com a correria, nem sempre é possível. Nesse caso, três vezes por semana é o mais adequado. Manter uma freqüência de horários para a criança praticar esportes fará com que ela desenvolva responsabilidade e disciplina. Além disso, dará á ela um condicionamento físico bastante satisfatório.

Diminuição da ansiedade

A prática regular de esportes diminui os níveis de ansiedade na criança, contribuindo para sua capacidade de concentração, coordenação motora e principalmente para a qualidade do sono. Mas para que esses benefícios sejam alcançados, é necessário que o esporte não se torne excessivamente competitivo. Portanto nada de focar na vitória: o foco deve ser sempre a diversão.

Melhora na alimentação

Praticar esporte é um estímulo para que a criança aceite uma alimentação mais saudável e consiga assim um rendimento melhor na atividade que pratica. Para aquelas com falta de apetite, o esporte trará a necessidade natural de uma alimentação mais rica e nutritiva.

Socialização

crianca-esporte-04

Praticar um esporte é, acima de tudo, uma forma de socialização que ensina a respeitar as diferenças e a importância do trabalho em equipe. Crianças que praticam algum tipo de esporte se tornam menos egoístas, introvertidas e passam a ser mais sociais e colaborativas.

Incentive seu filho a praticar esportes; se possível, dê o exemplo e faça você também alguma atividade esportiva. Se possível, o acompanhe. Além de fazer bem à, saúde será um tempo compartilhado e com certeza trará benefícios de curto, médio e longo prazo!

Download grátis de música cantada com o nome do seu filho.
  • logo-footer-tiao_camaleao Presente para Criança
    CNPJ: 19.012.949/0001-30
    Rua Oeste n˚ 586 | Loja: 25
    CEP: 30411-312 | BH | MG
  • Vendas pelo Whatsapp!

    (31) 9.8419-8947

    [email protected]
  • Newsletter

  • Redes Sociais