Crianças conectadas

As crianças estão cada vez mais conectadas e têm passado boa parte de seus dias em frente ao computador, seja estudando, seja jogando ou navegando na internet. É perceptível que a meninada de hoje, nascida em meio a esse turbilhão tecnológico, tem uma aptidão natural para lidar com a tecnologia.

No entanto esse universo paralelo que é facilmente assimilado pelos pequenos é, em muitos casos, um bicho de sete cabeças enfrentado com dificuldade pelos pais, que não raro se sentem despreparados para mediarem o relacionamento entre a criança e o mundo virtual. Porém, é importante lembrar que a internet tem seus pontos positivos e negativos e cabe aos pais monitorar o que seus filhos acessam.

Crianca_Internet

Jogos

É unanimidade: os joguinhos de computador são uma espécie de chamariz para crianças. É através deles que a grande maioria inicia esse processo de interatividade com a tecnologia. Assim como o vídeo game, os jogos de computador podem ser estimulantes à criatividade, ao desenvolvimento motor e à capacidade de concentração.

Por outro lado, assim como nos vídeos games, há jogos que exploram demais a competitividade e a violência, fazendo com que a criança transfira tais sentimentos negativos para a vida real. É de responsabilidade dos pais selecionar joguinhos que sejam condizentes com a faixa etária do seu filho, assim como delimitar o tempo que ele pode ficar jogando. Isso evitará que a criança desenvolva uma dependência a ponto de tornar-se um vício e não apenas uma distração.

Conteúdo inapropriado X conteúdo educativo

A internet é terra de ninguém, ou seja, hoje ainda não existe um órgão que regule ou filtre a qualidade do conteúdo que é disponibilizado na rede. Existe, portanto um imensurável lixo virtual que está ao alcance de qualquer um, desde informações falsas e uso de vocabulário sujo até a exposição deliberada de conteúdo violento e pornográfico.

Por outro lado existe também um grande número de sites e blogs sérios que produzem conteúdo de qualidade com teor informativo e educacional. Dessa forma cabe aos pais vigiarem e restringirem o acesso dos pequenos à parte benéfica e construtiva da internet, onde eles poderão pesquisar, estudar e navegar de forma segura, interativa e educativa. 

Tempo

Delimitar tempo é talvez a forma mais eficaz de evitar que o computador se torne um problema na vida da criança. A partir do momento em que seu filho passa a não fazer mais as refeições à mesa e a ficar mais horas em frente ao computador do que envolvido em outras atividades como estudar, brincar com os amigos e interagir com a família, é sinal que sua relação com o universo virtual deve ser revisto pelos pais. Proibir totalmente não é a solução, mas sim acordar com a criança uma forma adequada que atenda as necessidades dela e os critérios dos pais.

Nem oito, nem oitenta

O mais importante é que os pais estejam conscientes de que o contato das crianças com o computador e a internet pode ser prejudicial somente se não devidamente vigiado e controlado. Mas que quando respaldado pelos cuidados necessários pode ser uma atividade saudável e altamente construtiva.

Como você lida com a relação do seu filho com a internet? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Download grátis de música cantada com o nome do seu filho.
  • logo-footer-tiao_camaleao Presente para Criança
    CNPJ: 19.012.949/0001-30
    Rua Oeste n˚ 586 | Loja: 25
    CEP: 30411-312 | BH | MG
  • Vendas pelo Whatsapp!

    (31) 9.8419-8947

    cezar@tiaocamaleao.com.br
  • Newsletter

  • Redes Sociais