Presentes para criança: quem disse que diversão não rima com educação?

Você já parou para pensar que, na hora de dar presente para uma criança, você pode estimulá-la a aprender de forma muito divertida? Os pequenos não precisam estar em contato com a educação apenas na escola, mas sim, em todos os momentos de seu dia a dia.

A relação entre jogos e educação não é algo inédito. Embora estejamos em um momento em que a educação tradicional está sendo discutida e conviva lado a lado com uma mais humana e moderna, os jogos vêm sendo encarados por muitos educadores como uma excelente alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

crianca-jogando-pula_casa

Os jogos, ou a ludicidade, como é conhecida no meio educacional, pode servir como um grande estímulo para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio crítico, de modo prazeroso em cada criança.

Até mesmo os estudos do grande mestre suíço Jean Piaget (1896-1980) já contemplavam a importância do ato de brincar como contribuição à aquisição de conhecimento. Isso é possível porque o jogo propicia diversos tipos de desenvolvimento da estrutura intelectual e emocional da criança tais como: cognitivo, motor, social, moral e afetivo. Fatores que são muito importantes, pois se trata de um indivíduo em formação.

Portanto, com base nesses argumentos, podemos concluir que uma das melhores soluções para a formação de uma criança é, sem dúvidas, dar presentes que a estimulem, ajudando-a a aprender de forma constante e muito divertida. Assim, os pequenos também lidarão com as habilidades de cooperação, de espírito esportivo, de ética, entre outros princípios e valores, importantes para a formação de qualquer ser humano.

Para citar exemplos, há desde itens individuais, que podem servir de plataforma para variados estímulos, como tablets e netbooks – nos quais poderão ser instalados programas com jogos educativos diversos, além de vídeos e outros recursos; passando por jogos que estimulem cada um dos tipos de inteligência humanos, como por exemplo, a linguística – através de jogos como forca, caça-palavras, palavras cruzadas etc.

aplicativos-de-tablets-para-crianças

Outro tipo de inteligência que pode ser estimulado através de jogos é a matemática; com o uso de jogos que desenvolvam, por exemplo, os conhecimentos sobre o Sistema de Aproximação Numérica. Podemos tomar como exemplo os jogos de tabuleiro, nos quais os participantes precisam trabalhar constantemente utilizando números, seja para contar casas avançadas ou pontos.

Outras opções bem interessantes para explorar o conhecimento matemático de forma divertida são: Snakes and Ladders (Cobras e Escadas) ou The Number Race (A Corrida dos Números), nos quais a criança terá de resolver uma série de questões de artimética e também de estimativa numérica, estimulando-a a ganhar mais intimidade com essa área do conhecimento.

Como deixar de lado um outro clássico, como Banco Imobiliário – Monopoly? Esse jogo tão conhecido, em várias partes do mundo, consegue lidar com noções de espaço, estimulação à leitura, operações matemáticas básicas, grandezas numéricas e assim por diante.

Essa é só uma pequena amostra do que os jogos são capazes de fazer pelo desenvolvimento intelecto-educacional de uma criança. Há muito mais passatempos e atividades divertidíssimos a serem descobertos. Na internet mesmo há uma série de sites dedicados à divulgação de joguinhos educativos. Não perca a chance de levar seu filho a aprender, até mesmo nas horas de lazer!

Você gostou desse post? Tem alguma sugestão de tema para os próximos? Compartilhe nos comentários!

Download grátis de música cantada com o nome do seu filho.
  • logo-footer-tiao_camaleao Presente para Criança
    CNPJ: 19.012.949/0001-30
    Rua Oeste n˚ 586 | Loja: 25
    CEP: 30411-312 | BH | MG
  • Vendas pelo Whatsapp!

    (31) 9.8419-8947

    [email protected]
  • Newsletter

  • Redes Sociais