A importância do aprendizado musical para crianças

Back to Blog

A importância do aprendizado musical para crianças

Sempre se fala sobre a música ser uma linguagem universal e você há de concordar que isso é bem verdade. Todo mundo gosta, todo mundo entende.

A música traz incontáveis benefícios à nossa vida: ajuda com o estresse, relaxa e é ótima para trabalhar a mente. Então, imagine os benefícios que pode trazer a uma criança, que está começando a sua formação intelectual e moral, descobrindo e desenvolvendo habilidades e formando o seu conhecimento.


curs-chitara

Na filosofia, temos muitas abordagens sobre educação e música ou música na educação. O famoso filósofo da Grécia Antiga, Platão, acreditava na formação de um indivíduo bom através da educação pela música, que, segundo ele, é uma ferramenta poderosa.

As famílias normalmente têm dúvidas em relação à idade para começar e que tipo de instrumento musical é o mais adequado para que a criança comece. Uma boa dica é: comece com músicas infantis, acostume o ouvido e incentive o gosto musical. Muitos começam bem cedo, quando os filhos ainda estão na barriga – e estão certos, pois ainda no útero eles já reagem a sons.

Entre os benefícios em aprender música desde cedo, podemos citar:

  • Estimula o desenvolvimento da linguagem oral;
  • Melhora na capacidade de raciocínio e de memorização;
  • Acelera o aprendizado
  • Incentiva a criatividade;
  • Auxilia a coordenação motora;
  • Permite a socialização;
  • Melhora a concentração;
  • Aguça a percepção;
  • Traz mais tranquilidade de vida.


Que instrumento musical escolher?

ChildPiano

Quando eles são pequenos, é normal que entre os seus brinquedos sempre tenha um violão, uma guitarra, um tambor ou um pandeiro. Se não tiver, cabe aos pais inseri-los na vida dos filhos. É bem normal que eles vejam na televisão ou na rua alguém tocando um instrumento musical e que repliquem isso com os brinquedos. Se não tiverem instrumentos, isso certamente não será um empecilho, pois o objeto mais parecido com um violão, por exemplo, se transformará no violão mais afinado do planeta.

Muitas vezes os pais nem sabem de onde o filho pegou o gosto por bateria. Ele pode ter visto um baterista e ter gostado do estilo de tocar e vai querer repetir. Porém, como geralmente não damos muita importância a isso, não paramos para pensar que talvez, em uma música, o som da bateria tenha sido o que mais lhe agradou. Isso não significa que os pais tenham que sair correndo para comprar uma bateria. Agora, se a criança insistir muito em um instrumento, certamente é porque lhe apetece mesmo.

Sobre aulas de música

Há escolas de músicas que oferecem cursos de instrumentos musicais variados ou aulas de canto. A própria escola incentiva os pequenos e algumas têm aulas de música em seus currículos. Não existe idade certa para que uma criança aprenda música. O mais importante é o incentivo dos pais. Esse também pode ser um interessa passageiro, mas jamais deixe de incentivar o gosto pela música.

Seu filho tem gosto por música? De que forma você incentiva essa preferência? Deixe um comentário!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog