Clássicos infantis: quais livros não podem faltar na estante do seu filho

Em um mundo onde a tecnologia está cada dia mais avançada, estimular a leitura das crianças se torna não apenas uma tarefa educativa, mas uma verdadeira missão para mães, avós e educadores em geral.

E para cativar este público tão especial que é o dos pequeninos, nada mais adequado do que a literatura clássica infantil, não é mesmo? Surgida mais precisamente no século XVII, na idade média, a literatura infantil tem como característica, ser carregada de preceitos morais e éticos, sem se esquecer, é claro, do forte apelo lúdico.

Os clássicos infantis conseguem ultrapassar a barreira do tempo, atravessando gerações diversas, afinal de contas, como bem disse Italo Calvino em sua obra “Por que ler os clássicos”, “um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”.

Sendo assim, os clássicos infantis como Chapeuzinho Vermelho, Os 3 Porquinhos, A Bela Adormecida, e até mesmo as famosas fábulas de Esopo, como A Cigarra e a Formiga, permanecem atuais, séculos após serem criadas.

Conheça agora alguns livros que não podem faltar na estante de seu filho e que irão ajudar no desenvolvimento intelectual e até mesmo na construção do caráter da criança, sem contar que tais títulos trarão momentos de diversão e muita imaginação!

Livros_infantis

Chapeuzinho Vermelho

A versão do escritor Charles Perrault para Chapeuzinho Vermelho trata de uma adaptação do original dos Irmãos Grimm. A história da garotinha que atravessa a floresta para visitar a vovozinha é cheia de imprevistos e reviravoltas, garantindo assim que a criança fique “presa na história”.

Os 3 Porquinhos

Esta narrativa faz parte do seleto time daquelas que de fato, não poderão faltar na biblioteca de seu filho ou neto. Sua autoria na verdade é desconhecida, por se tratar de um conto que era transmitido oralmente. No entanto, seu “resgate” foi feito por Joseph Jacobs, um escritor australiano que se especializou em contos folclóricos ingleses.

Além de adequar a linguagem desta narrativa para o público-alvo (as crianças), a versão de Jacobs foi utilizada para o desenvolvimento da famosa animação dos estúdios Disney, que ajudou a popularizar ainda mais a história e batizar com nomes os personagens do conto: Cícero, Heitor e Prático.

O Patinho Feio

Outro clássico infantil que não pode faltar na estante é o conto O Patinho Feio, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. O enredo da história pode ser interpretado como uma metáfora para a dificuldade que muitos têm em aceitar as diferenças e o quão prejudicial é o preconceito em nossas vidas. A história mostra que independente de nossas características pessoais, todos nós somos belos de alguma forma.

Pinóquio

O boneco de pau que quando mente cresce o nariz marcou a infância e a vida de muitos de nós, e certamente, deverá marcar também a infância dos seus pequenos. Escrito por Carlo Collodi, o livro é um tanto quanto direto em seu recado: se você mentir, terá consequências desagradáveis. Pinóquio deixa o velhinho Gepeto de cabelos (ou que o que resta deles) em pé, tamanha as peripécias e tramoias em que se envolve. Ação e aventura que consegue cativar o pequeno leitor e despertar nele a paixão pela leitura.

Que tal investir em alguns destes títulos para presentear as crianças mais importantes da sua vida? Já possui algumas destas obras em sua casa? Já leu para seus filhos? Compartilhe suas experiências com a gente aqui nos comentários!

Download grátis de música cantada com o nome do seu filho.
  • logo-footer-tiao_camaleao Presente para Criança
    CNPJ: 19.012.949/0001-30
    Rua Oeste n˚ 586 | Loja: 25
    CEP: 30411-312 | BH | MG
  • Vendas pelo Whatsapp!

    (31) 9.8419-8947

    [email protected]
  • Newsletter

  • Redes Sociais