Blog da Turma

Histórias de ninar inesquecíveis

Em uma das fábulas de Esopo, um corvo negro cobiça uma jarra de vidro cintilante e que está cheias de uvas deliciosas. Ele enfia o bico pelo jarro a fim de apanhar a maior quantidade, porém fica preso. Ou seja, o animal precisa apanhar menos uvas ou jamais irá provar os deliciosos bagos e ficará para sempre com o bico preso na vasilha. Com isso, essa fábula indica que, se alguém tenta apoderar-se de tudo o que vê, talvez não consiga tirar proveito de nada! É o famoso “menos é mais”.  É um conto atemporal! Permanece atual, por isso são histórias inesquecíveis para todos nós!

(mais…)

Leia mais...

Crianças conectadas

As crianças estão cada vez mais conectadas e têm passado boa parte de seus dias em frente ao computador, seja estudando, seja jogando ou navegando na internet. É perceptível que a meninada de hoje, nascida em meio a esse turbilhão tecnológico, tem uma aptidão natural para lidar com a tecnologia.

No entanto esse universo paralelo que é facilmente assimilado pelos pequenos é, em muitos casos, um bicho de sete cabeças enfrentado com dificuldade pelos pais, que não raro se sentem despreparados para mediarem o relacionamento entre a criança e o mundo virtual. Porém, é importante lembrar que a internet tem seus pontos positivos e negativos e cabe aos pais monitorar o que seus filhos acessam.

Crianca_Internet

Jogos

É unanimidade: os joguinhos de computador são uma espécie de chamariz para crianças. É através deles que a grande maioria inicia esse processo de interatividade com a tecnologia. Assim como o vídeo game, os jogos de computador podem ser estimulantes à criatividade, ao desenvolvimento motor e à capacidade de concentração.

Por outro lado, assim como nos vídeos games, há jogos que exploram demais a competitividade e a violência, fazendo com que a criança transfira tais sentimentos negativos para a vida real. É de responsabilidade dos pais selecionar joguinhos que sejam condizentes com a faixa etária do seu filho, assim como delimitar o tempo que ele pode ficar jogando. Isso evitará que a criança desenvolva uma dependência a ponto de tornar-se um vício e não apenas uma distração.

Conteúdo inapropriado X conteúdo educativo

A internet é terra de ninguém, ou seja, hoje ainda não existe um órgão que regule ou filtre a qualidade do conteúdo que é disponibilizado na rede. Existe, portanto um imensurável lixo virtual que está ao alcance de qualquer um, desde informações falsas e uso de vocabulário sujo até a exposição deliberada de conteúdo violento e pornográfico.

Por outro lado existe também um grande número de sites e blogs sérios que produzem conteúdo de qualidade com teor informativo e educacional. Dessa forma cabe aos pais vigiarem e restringirem o acesso dos pequenos à parte benéfica e construtiva da internet, onde eles poderão pesquisar, estudar e navegar de forma segura, interativa e educativa.  (mais…)

Leia mais...

Clássicos infantis: quais livros não podem faltar na estante do seu filho

Em um mundo onde a tecnologia está cada dia mais avançada, estimular a leitura das crianças se torna não apenas uma tarefa educativa, mas uma verdadeira missão para mães, avós e educadores em geral.

E para cativar este público tão especial que é o dos pequeninos, nada mais adequado do que a literatura clássica infantil, não é mesmo? Surgida mais precisamente no século XVII, na idade média, a literatura infantil tem como característica, ser carregada de preceitos morais e éticos, sem se esquecer, é claro, do forte apelo lúdico.

(mais…)

Leia mais...

A importância da prática de esportes para as crianças

Nunca se falou tanto em saúde e qualidade de vida quanto estamos falando neste século. A vida moderna nos trouxe inúmeros benefícios, mas também nos acarretou uma série de problemas que antes não tínhamos. Há uns vinte anos, pouquíssimas mães precisavam se preocupar com a freqüência com que seus filhos praticavam atividades físicas, pois brincar na rua, jogar bola e correr faziam parte da rotina diária de toda criança. (mais…)

Leia mais...

10 dicas de brinquedos e brincadeiras para crianças com até 4 anos!

Você tem um pequeno de até quatro anos em casa? É muita energia para ser gasta, não é? É importante explorar isso, não apenas interagindo

e se movimentando com a criança, mas o estimulando a aprender coisas novas e descobrir tudo o que está a sua volta.

Por isso, no post de hoje separamos algumas dicas de brinquedos e brincadeiras. Está preparado para brincar com ele e ajudá-lo nessa tarefa

divertida? Confira! (mais…)

Leia mais...

Canções populares que você pode ensinar para o netinho

A interação das crianças com suas avós é algo realmente encantador. Qual netinho não adora um colo da avó ou degustar os doces gostosos que só elas sabem fazer? Afinal, são elas que, muitas vezes, ficam com os netinhos quando a mãe sai ou vai trabalhar, que inúmeras vezes os levam e buscam na escola e é claro, que dão aquele carinho todo especial.

(mais…)

Leia mais...

De onde surgiu o “parabéns pra você”?

Você, com certeza, já ouviu essa música. Já cantou, aplaudiu e, talvez até tenha ensinado algum bebê a bater palminhas nesse ritmo. Muitas pessoas ficam sem jeito, algumas crianças se escondem embaixo das mesas e tem gente que não quer ser lembrada de que estão ficando mais velhos. Já sabe de qual canção estamos falando, não é? É o famoso “Parabéns pra você”. “Parabéns para você Nesta data querida Muitas felicidades Muitos anos de vida” Todos nós sabemos a letra, mas já parou para pensar de onde surgiu a música mais cantada no mundo?

(mais…)

Leia mais...
  • logo-footer-tiao_camaleao Presente para Criança
    CNPJ: 19.012.949/0001-30
    Rua Oeste n˚ 586 | Loja: 25
    CEP: 30411-312 | BH | MG
  • Vendas pelo Whatsapp!

    (31) 9.8419-8947

    cezar@tiaocamaleao.com.br
  • Newsletter

  • Redes Sociais